top of page

Como criar um e-commerce do zero

  • Foto do escritor: Cristiane Ramos
    Cristiane Ramos
  • 2 de mai. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 31 de jul.

Agora que você já está entendo melhor sobre o que é um e-commerce e suas variáveis, pode estar pensando em entrar para o mundo do varejo online. Como tudo na vida, há seus prós e contras, mas seguindo um caminho mais cauteloso, o investimento fica muito menor quando se comparado ao abrir uma loja física. 

Você pode conferir um estudo comparativo de custos para abrir uma loja física x online nesse link aqui.


Bom, chegamos até aqui e agora vamos entender um pouco sobre como criar um e-commerce do zero. Seguindo as etapas abaixo você terá uma base das principais coisas para se pensar a fazer antes de abrir a sua loja. Com um bom planejamento de negócio você poderá inaugurar seu e-commerce com sucesso. Vamos para as etapas:


ree

Escolha um Nicho e Produto para trabalhar

A escolha do nicho tem a ver com a sua afinidade, é a principal escolha para qualquer negócio. Qual é o seu foco?

Para definir um nicho leve em consideração o que você mais gosta de fazer, ou o que você domina mais, ou o que faz com que as pessoas te tenham como referência. Caso não tenha um e identificou uma oportunidade de mercado, este pode ser o seu negócio. Estude muito bem antes, verifique investimentos, prós e contras e vá em frente.


Entenda o seu público e construa sua persona

Entendendo bem o seu público você conseguirá direcionar conteúdos, promoções, reposição de estoque e linguagem de acordo com as necessidades dele. Seu público irá absorver com precisão, pois você saberá como satisfazê-lo. Ao menos chegará perto do que ele quer.

Para construir sua persona é preciso fazer o papel de detetive e só é possível com pesquisa. Tudo é válido: horário que seu público está presente nas redes sociais, feminino ou masculino, idade, classe social, escolaridade, etc. Construir a persona é conseguir imaginar essa pessoa e entender como se comunicar com ela. Vale até construir um avatar para ter a imagem da persona bem clara para quem for cuidar da comunicação do seu negócio 😉.


Escolha uma plataforma que atenda suas necessidades

Essa dica é válida para quem for construir o seu próprio site. Hoje, comparado com anos atrás está muito mais fácil abrir e gerenciar um e-commerce, pois existem diversas plataformas que facilitam a construção de um site. E fazendo isso, pesquise muito sobre as disponíveis no mercado para que você aplique sua loja virtual em uma plataforma que não te deixará na mão quando você mais precisar. Alinhe suas expectativas e comece!

Vale ressaltar que as plataformas gratuitas possuem limitações que podem ser válidas ou não para você, fique atento. E uma outra dica é escolher uma que ofereça servidor, muito importante para coisas do tipo: lentidão e site caindo com volume alto de acesso.

Caso você não tenha tempo para abrir e prefira contratar um profissional para fazer, alinhe suas expectativas com ele. Diga tudo o que quer e precisa para que ele desenvolva o site ideal para o seu negócio e vocês não tenham problemas no futuro.


Meios de Pagamento

Hoje em dia a maioria das plataformas já possuem integrações com meios de pagamento (a grande maioria PagSeguro, Mercado Pago ou Paypal), isso facilita muito para a sua loja, mas vale entender que essas não são as únicas opções.

É válido conhecer sobre Gateway e Intermediadores de pagamentos para verificar qual o melhor para o seu e-commerce, veja abaixo;


Quais as diferenças entre um gateway de pagamento e um intermediador?

Gateway é um serviço que serve como ponte e conecta o seu e-commerce com os agentes financeiros, como operadores de cartões de crédito e bancos.

Com o Gateway é necessário que você tenha contrato com o banco de sua preferência e alguns exemplos deles são: Vindi, Braspag e Wirecard.

Já os intermediadores é a terceirização completa dos pagamentos, onde se utiliza o próprio convênio do intermediador e seu sistema antifraude, tendo mais segurança e menos burocracia. Exemplos de intermediadores: PagSeguro, Paypal e Mercado Pago.


Estoque e logística

Fazer a gestão de estoque pode ser um dos maiores desafios ao abrir um e-commerce. Deve-se garantir a entrega impecável e estimar bem a demanda de produtos para evitar que fiquem em falta e causem vendas perdidas. Por outro lado, o excesso também é um problema, pois causa “encalhe”.

Pensar na armazenagem é muito importante, existem produtos que exigem condições especiais de estocagem. Hoje em dia existem espaços disponíveis e em vários padrões de tamanhos para que você armazene produtos com segurança, caso não tenha esse espaço em sua casa.

Agora falando sobre transporte, é preciso ter opções seguras. Muitos e-commerces pequenos utilizam os correios e é bem acessível. Porém é preciso pensar na adequação desse transporte ao tipo de produto e a urgência dos clientes.

Fazer parcerias com transportadoras pode ser mais vantajoso para ambos os lados (cliente e empresa), pois pode garantir fretes mais baixos e entrega mais rápida, o que pode ser um importantíssimo diferencial competitivo. Pense na área de cobertura da transportadora para ser acessível com a localização de seus clientes


Atendimento

Por fim, é indispensável ter canais de comunicação com seus clientes. E de fácil acesso. Caso contrário logo aparecerá reclamações em canais como o Reclame aqui e uma ruim reputação entre consumidores e não consumidores. 

Por isso, se possível, tenha em seu site acesso as redes sociais, telefone, whatsapp e e-mail. Fora os canais de comunicação básicos, é importante fazer levantamentos reais para que as ações de marketing sejam assertivas, com base em um direcionamento. É possível planejar ações em cima do que o seu e-commerce precisa. Mas, para isso talvez seja importante contratar um profissional de marketing, ele vai saber identificar pontos importantes como:

Tráfego do site: Monitorar quantas pessoas acessam;

Visitantes únicos x visitantes recorrentes;

Fontes do tráfego: Saber como as pessoas chegam até o seu site;

Conversão: Quantas visitas viraram vendas;

Avaliações dos produtos;

Abandono de carrinho: avaliar, entender e reduzir o abandono;

Tempo médio de resposta: quanto tempo seu e-commerce leva para responder perguntas nos canais de comunicação;

Competitividade dos preços. Entre outras coisas.


Gostou do conteúdo? Espero ter ajudado a clarear suas ideias sobre o que você precisa para criar um e-commerce do zero. E caso você tenha dúvidas sobre o que é um e-commerce de fato, este conteúdo aqui pode te ajudar a entender um pouco mais.


Continue com a gente! 😉


Comentários


- Vamos Conversar - 

Contato

Barueri -São Paulo, SP

contatoleenlab@gmail.com |  Tel: (11) 98285-4403

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Pinterest Preto

© 2035 por Leen Lab. Criado orgulhosamente com Wix.com

Obrigado pelo envio!

bottom of page