Custa caro ter um e-commerce?
- Cristiane Ramos

- 2 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 31 de jul.
Se você está aqui é porque quer saber a verdade sobre os custos para abrir um e-commerce. Talvez esteja na fase de pesquisas antes de ter uma loja virtual com a sua marca.
Nós vamos esclarecer tudo sobre esse dilema que gera muitas dúvidas em quem quer iniciar suas vendas no on-line.
Afinal, custa caro ter um e-commerce?

E-commerce é o modelo de negócio que mais cresce no mundo, especialmente após a pandemia onde muitas pessoas perderam seus empregos e resolveram empreender, ou, empresários que já tinham suas lojas físicas e que se viram com a necessidade de colocar a sua marca também no online para vender com distanciamento, levando os produtos até os seus clientes. Mas, afinal de contas, quais sãos os custos para ter uma loja online? Vale mais a pena do que abrir uma loja física? Essas pessoas que criaram seus e-commerces já tinham algum dinheiro investido para conseguir migrar ou criaram do zero?
Quando se fala em custos para se ter um e-commerce eu diria, já de prontidão, que o investimento é, de longe, muito menor do que abrir uma loja física. Além do investimento ser menor, a abrangência de qualquer negócio é muito maior no online, pois, o site fica disponível para qualquer pessoa do PAÍS acessar, e há quem venda também fora do país. Enquanto uma loja física tem como público-alvo as pessoas que passam em frente ao comércio diariamente, ou que por alguma ação estratégica as levem até lá, o que diminui muito, em abrangência, quando comparamos as possibilidades de uma loja virtual, não é?
Vamos falar um pouco sobre os custos para abrir uma loja física: aluguel ou compra de espaço, com os valores de um imóvel para a sua região; estoque, decoração, prateleiras, valores para regularização, custos de manutenção como água e luz, etc.
Para abrir um e-commerce você não necessariamente precisa de um espaço físico, já que te possibilita a começar trabalhando de casa e para abri-lo em uma plataforma Saas, que são os templates prontos, o valor mensal varia entre R$30,00 a R$2.000, de acordo com os requisitos do projeto. Não precisa de muitos processos para liberação e basta ter acesso a internet. Há ferramentas que não exige sequer CNPJ e é possível abri-lo como pessoa física, utilizando o seu CPF.
Não é verdadeiro dizer que para abrir um e-commerce não há custos, mas um outro ponto importante a dizer é que depende do quanto você conseguirá produzi-lo com suas próprias mãos, ou se vai preferir terceirar alguma mão de obra, como por exemplo, na escolha da plataforma. Se você preferir desenvolvê-la exclusivamente para a sua marca, certamente precisará de um desenvolvedor que possui experiência neste processo. Se for criar dentro de um template pronto (alugado) em que é possível desenvolver se cadastrando apenas com o seu e-mail, mesmo pagando uma das mensalidades, não se compara aos valores de um aluguel de um espaço para uma loja física. Em algumas dessas ferramentas é possível criar sua loja sem fechar um pacote mensal, pagando somente quando você vende, onde é retirado uma porcentagem de cada produto vendido. É o caso da Minestore.
Outra coisa importante para falar sobre a escolha da ferramenta, com as Saas você não precisa saber muito de programação para conseguir desenvolver seu e-commerce, já que existem plataformas com painéis bem intuitivos e fáceis de usar, como os da Loja Integrada. Você vai precisar ser curioso(a) para descobrir os botões que te ajudam, ter tempo e criatividade para deixar a loja com a sua cara e de fácil usabilidade.
Importante ressaltar que é importante investir em marketing digital. Ter um ecommerce e não ser visto não adiantará o seu investimento em tê-lo criado. Diferentes ações: como anúncios, e-mail marketing, criação de conteúdo para blog, redes sociais e outras podem levar um grande tráfego para suas páginas, permitindo vendas expressivas.
Vimos que não custa caro ter um e-commerce em si, há de depender das suas necessidades. Digo, que ao separar os valores para viabilizar o seu negócio no online, o que pode te dar resultados mais rápidos, obviamente, gera custos de investimentos e eu vou fazer uma listinha para te ajudar a saber quais são as principais:
1) Sua vitrine precisa ser instigante e chamar atenção, para isso você precisará caprichar nas fotos e/ou vídeos. E, a menos que você tenha sensibilidade ou experiência em fazer fotografia de produto: cuidando da iluminação ideal, imagens de detalhes, combinações dos looks, produção, etc. Pode ser melhor contratar profissionais para isso.
2) As descrições devem ser completas, a nível de não deixar dúvidas nos seus clientes. E, novamente aqui, se você não tem afinidade com escrita, veja alguém que você conheça para fazer este trabalho: a pessoa irá falar de cada detalhe do seu produto e de forma emotiva para mostrar ao seu cliente que ele irá fazer uma boa escolha. É o complemento da foto.
3) Design e site. O branding é superimportante para que o passeio no seu site seja prazeroso, e a usabilidade ajuda tornar fácil a finalização de uma compra na hora da decisão.
4) Por fim e tão importante quanto as dicas acima são os anúncios. Que ajudam a te manter visto e com as estratégias certeiras, a atingir as pessoas corretas para aumentar o seu tráfego. Não adianta abrir o e-commerce e não o divulgar, há muitos concorrentes fazendo o que você faz. O segredo das vendas está na sua forma de vender, no ser visto e na divulgação.
Espero que as dicas acima tenham ajudado. Lembrando que aqui podemos ajudar você, também na prática, em qualquer uma dessas etapas citadas acima. ;)
Vamos falar?





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