O que é e-commerce?
- Cristiane Ramos

- 2 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de jul.

E-commerce é o ato de vender pela internet. Queremos desmistificar que e-commerce é a venda online que tem estoque, não é. Na verdade pode-se vender cursos, serviços e produtos físicos. É o ato de manter produtos (físicos ou não) disponível para os consumidores em uma plataforma própria utilizando todos os processos de um comércio.
Pode-se dizer que o e-commerce digitaliza duas coisas simples em que nós já estamos adaptados: venda e atendimento ao cliente.
e-commerce x loja virtual
Loja virtual é o site onde os produtos ficam alojados e visíveis ao seu público. E-commerce é toda a gama de processos de um comércio, mas sendo online, por exemplo: estoque, logística e marketing digital são processos de E-commerce que auxiliam a loja virtual a ser rentável e eficiente.
Hoje existe uma confusão sobre E-commerce, a verdade é que as estratégias de E-commerce são as mais completas e eficientes do mercado, uma vez que visam a venda final, abordando uma visão 360, que vai desde UX até SEO, Inbound Marketing, pós-vendas e tantas outras coisas que ajudam e fazem a diferença em qualquer tipo de operação online.
Você sabe qual a diferença entre Marketplace e Ecommerce?
Para esclarecer essa dúvida comum vamos dar um exemplo, assim como um shopping possui diversas lojas diferentes que se beneficiam do alto fluxo de pessoas para vender seus produtos, os ecommerces se beneficiam dos Marketplaces e seu alto volume de acessos para vender seus produtos.
Em outras palavras os Marketplaces concentram produtos de diversas lojas diferentes e pelo seu tamanho e poder de investimento atraem milhões de clientes todos os dias.
Essas plataformas intermedeiam o processo de cobrança e, em muitos casos, também assume uma certa parcela da responsabilidade sobre a garantia da entrega e da qualidade do produto vendido.
O bacana do marketplace é que ele não faz distinção do tamanho do lojista, dando oportunidades iguais ao pequeno lojista que aproveita as vantagens e visibilidade de estar dentro de um site onde existem milhões de acessos por dia, o que pode ajudar, e muito, quem está começando.
Vantagens do e-commerce
Quando os consumidores avaliam as vantagens de se comprar online eles citam as três principais:
- (conveniência) possibilidade de compra a qualquer hora
- Comparação de preços
- Melhores preços
Para os donos de negócio as respostas citadas acima ajudam em como manter-se competitivo em um ramo bastante saturado. Para vender não basta abrir a loja virtual e deixar os clientes irem chegando. É preciso dialogar, chegar até o seu público de maneira que pareça sutil, até que eles acostumem com sua marca e as vendas começam a surgir.
Das desvantagens eles citam a questão de segurança e o tempo de entrega que é muito maior do que simplesmente ir até uma loja, comprar e voltar para casa com o produto.
Quais os tipos de e-commerce?
Nós já falamos sobre o marketplace como sendo uma variável do e-commerce, mas existem outros tipos que vale a pena falar, como o B2B e B2C:
1) E-commerce B2B x E-commerce B2C
O e-commerce B2B (Business to Business) é utilizado por empresas cujo seus principais clientes são outras empresas. Focam em vender maquinários ou matérias primas, dentre outras soluções para empresas.
O e-commerce B2C (Business to Cliente) é utilizado por empresas que vendem diretamente para o consumidor final e os tipos de produtos podem ser bem variados, como: móveis, roupas, medicamentos, eletrônicos, alimentos, serviços.
2) e-commerce de produtos digitais.
Como falado no início do texto, e-commerce não é só para produtos físicos, pode ser vendidos produtos digitais que vão de filmes digitais, e-books, cursos à distância, softwares ou games. A Netflix, por exemplo, é um E-commerce de Assinaturas que entrega produtos digitais.
Como não existe “entrega” no sentido formal, essa categoria passa por menos processos, pois já se elimina problemas com estoque e logística. Porém enfrenta outros dilemas, como a da pirataria. É preciso tomar medidas para que não seja copiado e distribuído, do contrário as vendas caem e o prejuízo é certo.
Caso já tenha se decidido a abrir uma loja virtual com a sua cara, a LI te ajuda a desenvolver com plataformas super fáceis de usar e com 0% de comissão por vendas de quem está iniciando. <3
Dica! Aproveite o conteúdo que acabou de ler e pesquise um pouco mais sobre os custos para se ter um e-commerce que está neste link aqui! 😉





Comentários